O crescimento anual do SLB foi de apenas três por cento, representando o total cerca de 3,3 vezes o valor das receitas.

O Benfica, com 3,3 milhões de euros de dívida líquida, aparece em segundo lugar na listagem de 2015 do relatório de referência do licenciamento de clubes da UEFA, divulgado esta quinta-feira, apenas atrás do Manchester United.

No mesmo relatório, refere-se que a Liga portuguesa melhorou em 24 por cento os valores globais, para 586 milhões de euros (média de 32,5 milhões por clube). Maiores dívidas, só na Inglaterra, Itália e Turquia.

A dívida líquida como percentagem de toda a receita caiu significativamente em seis anos, dos 65 por cento em 2009 para os atuais 40 por cento, o que a UEFA destaca como reflexo da adoção do 'fair play' financeiro, em 2011, que limita os gastos em função das receitas.

De forma consistente, as receitas têm crescido, para chegar aos 17 mil milhões - regista-se agora 20 anos a crescer sustentadamente, com uma média anual de 9,3 por cento por ano.

O bom andamento das contas, como reflexo da nova política de 'fair play', também é apontado na rubrica dos lucros operacionais agregados, que subiram para 1,5 mil milhões nos últimos dois anos, face às perdas de 700 milhões nos dois anos imediatamente anteriores.

As perdas agregadas desceram 81 por cento, com o 'fair play' financeiro, de 1,7 mil milhões para pouco mais de 300 milhões.

Por outro lado, o relatório destaca "níveis de investimento sem precedentes", com 58 estádios finalizados entre 2014 e 2017, comparado com 23 no período anterior de quatro anos.

Desde a introdução dos novos requerimentos de equilíbrio (2001), 1,3 mil milhões de euros foram adicionados ao valor de ativos fixos no relatório e contas.

Os 15 principais clubes subiram 1,51 mil milhões de euros em receitas comerciais e de patrocínio nos últimos seis anos (aumento de 148 por cento), comparado com os 453 milhões pelo resto dos aproximadamente 700 clubes de primeira divisão (aumento de 17 por cento).

O relatório destaca ainda, entre outros pontos, que mais de 170 milhões de espetadores assistiram a jogos de campeonato em 2015/16, com 55 milhões em Inglaterra e Alemanha.

A 'Premier League' inglesa tem, com larga distância, a maior percentagem de jogadores estrangeiros: quase 70 por cento. Em quarto lugar aparece a I Liga portuguesa, com mais de 55 por cento.

Quarenta e quatro clubes dos principais campeonatos europeus são agora propriedade de estrangeiros, com donos de 18 nacionalidades diferentes - a maior 'fatia', sobretudo nos últimos anos, é de chineses. Em Portugal, o único caso é o do Estoril, detido por brasileiros (Traffic). 

Fonte: Lusa

Comentar

MeuPaul e sua equipa editorial não se responsabilizam pelos conteúdos dos comentários aqui publicados. Os comentários nunca serão editados pela equipa MeuPaul. Comentários considerados ofensivos, racistas e xenófobos serão eliminados após averiguado ou após denúncia de utilizadores. Em caso de conflito em instâncias judiciais devido a comentários aqui publicados MeuPaul fornecerá todos os dados que tiver a disposição.

Código de segurança
Atualizar

20 julho 2017

CM RIBEIRA GRANDE APRESENTA PLANO OPERACIONAL DE EMERGÊNCIA

A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou o Plano Operacional de Emergência da Protecção Civil para a época das chuvas que se aproxima, contemplando sobretudo as zonas de risco para prevenir eventuais cenários de calamidade pública. Ler Mais...
19 julho 2017

DORMEM AO RELENTO POR UMA SENHA NA EMBAIXADA CV EM PARIS

Os Caboverdianos radicados em França estão revoltados com as "condições desumanas" a que estão sujeitos para conseguirem um atendimento na Embaixada de Cabo Verde em Paris. É que têm de passar a noite ao relento se quiserem tratar de algum documento, isto porque, segundo dizem, são disponibilizadas… Ler Mais...

MpD REFUTA A IDEIA DE RETROCESSO EM SANTO ANTÃO

Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral de Santo Antão refutam a ideia transposta pelo PAICV de que a ilha esteja num retrocesso. Ler Mais...

MISS MUNDO SEM BIQUÍNI E PELA DIGNIDADE

As candidatas ao Miss Mundo já não têm de desfilar em biquíni para que as suas belezas sejam avaliadas. É uma vitória saudada por vários movimentos… Ler Mais...

Entrevista Ulisses Correia e Silva no Paul

Ouça na íntegra a entrevista do Primeiro Ministro no Paul. Ler Mais...

Paul é um município com um índice de pobreza muito elevado

O chefe do Executivo falava à imprensa no final de uma visita de trabalho àquele município. Ler Mais...
Gorila dancing dnça dançando

Gorila que faz breakdancing - Video Viral

Em Santo Antão temos este dito que diz: "Macaco n d' fala p' bon pol na traboi". Este vídeo confirma isso. Ler Mais...

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde, onde a população estrangeira mais do que triplicou numa década. Ler Mais...

RCM online