Acabados de chegar aos seus destinos, os passageiros sairam todos das cápsulas, dirigiram-se às diferentes salas de desembarque onde deu-se início ao processo de verificação e autorização de entrada no... ...por parte das autoridades vigentes que entenderam existir discrepâncias legais, fruto de certas brincadeiras do passado, que punham em causa os seus afamados passeios...

Bom: os destinos serão todos os cantos passíveis de se viver neste canto maior que é o planeta Terra; os passageiros serão todos os seres passíveis de serem considerados humanos; as cápsulas serão todos os meios e vias passíveis de deslocalização; as salas de desembarque serão as ditas e aceitáveis fronteiras; verificar e autorizar serão no mínimo carimbar ou não carimbar; autoridades vigentes entenda-se por mão-e-caneta; discrepâncias legais serão leis transfronteiriças; brincadeiras do passado serão assinaturas protocolares e; afamados passeios conhecidos como novas políticas.

Migrações, alguém já ouviu falar? Do politicamente correcto, é emigrar e imigrar, isto é, sair da terra natal para outra estrangeira legalmente e é, refugiar-se em outras paragens que não a de origem (alguém sabe dizer-me se já é decreto-lei refugiar-se legalmente?). Bem, isso de arranjar termos politicamente correctos para quem foge (refugiar-se) é de uma obra... ...para um Nobel!!!
Que me recorde das minhas aprendizagens o ser humano nada mais é senão um Nómada por natureza. Foi assim que nós nos descobrimos e foi assim que descobrimos todos os cantos passíveis de se viver neste canto maior que é o planeta Terra, ainda hoje tentamos outros planetas.
Só que começámos a afincarmo-nos mais a uns cantos do que a outros, a ancorarmos em espelhos diferenças entre uns e outros, a catalogarmos fronteiras entre os de cá e os de lá, a pontificarmos em papel os termos de cada um e a redatarmos os prazos para não ficarmos à prazo, enfim, tanta obra que actualmente deixou-se de ser Nómada para se ser Migrante (isso se for o dito legal).
Só que começou-se a interpelar por se ter isso aqui e não ter aquilo ali, a intentar coisas-sem-fim daqui para acolá, a deslocalizar os desejados, a requerer para uma posse o que outrora era partilhado por infinidades, enfim, tanta trasladação que actualmente deixou-se de ser do Mundo para se ser do Segundo ou do Terceiro Mundo.

E a pergunta que fica é: Saber que raio de ser humanos somos nós que (...)? Bom, desconfio que a pergunta seja uma Refugiada, que foi barrada na sala de desembarque e que procura carimbar seu passe transfronteiriço para que se possa denomina-la legalmente como sendo uma Migrante.
E a resposta que obtemos é: Acho que se passa qualquer coisa ali ao lado, mas não sei bem o que é...

Atenção Srs. Passageiros!!! As coisas nunca se desenrolaram tão fast-too-much-fast como o que temos vindo a assistir, diria mesmo que ganharam asas, e o que contatamos é que acabámos por criar uma sociedade ao qual parecemos não estar preparados para nele vivermos.
Srs. Passageiros, informamos que (...). Estamos no ir de viagem não sabemos a quantas carradas de anos, de momento devemos estar de passagem sobre o territorio de ninguém, o clima está cheio de porquês com variações sem respostas pelo que se confirma a existência de imensas dúvidas sobre as nuvens...

Srs. Passageiros, atenção coisa nenhuma!!! Está mais do que na hora de acordarmos dessa triste viagem que nada mais é do que a dita Sociedade Universal - de facto a parte do Universo eu até considero, agora de Sal, ou não tem nenhum ou então está mais do que salgado.

Olhem-me para esta brincadeira: quando o Mundo inteiro andava atrás de outros Mundos, eram Descobridores; quando acatados Exploradores andaram a transladar escravos eram Colonizadores; quando afamados Burgueses expremiam as classes-menores eram Coroados; quando o Ocidente se industrializou à custa, diziam-se Desenvolvidos; quando o Médio-Oriente se manifestou, são logo Terroristas. Bom, se não é brincadeira então está politicamente incorrecto.
Quer dizer, o chamado Português insurge-se das suas paragens, ruma às Áfricas - é descobridor, translada pessoas-africanas-como-escravas até umas ilhasitas à costa - é colonizador, a sua pátria assim se enriquece à custa - é coroado. Já eu, que fiz o caminho oposto, pode-se dizer que em busca de uma vocação, tropeço-me em teias de conhecimento e da minha pátria estou longe - o que é que sou? Sou um Imigrante (vá lá que ainda estou dentro do prazo).

Meus Srs., acreditem, somos todos Passageiros, logo estamos por cá apenas de PASSAGEM. Sendo verdade, para quê tanta m****???

Politicamente correcto falando - foi um desabafo.

Comentar

MeuPaul e sua equipa editorial não se responsabilizam pelos conteúdos dos comentários aqui publicados. Os comentários nunca serão editados pela equipa MeuPaul. Comentários considerados ofensivos, racistas e xenófobos serão eliminados após averiguado ou após denúncia de utilizadores. Em caso de conflito em instâncias judiciais devido a comentários aqui publicados MeuPaul fornecerá todos os dados que tiver a disposição.

Código de segurança
Atualizar

20 julho 2017

CM RIBEIRA GRANDE APRESENTA PLANO OPERACIONAL DE EMERGÊNCIA

A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou o Plano Operacional de Emergência da Protecção Civil para a época das chuvas que se aproxima, contemplando sobretudo as zonas de risco para prevenir eventuais cenários de calamidade pública. Ler Mais...
19 julho 2017

DORMEM AO RELENTO POR UMA SENHA NA EMBAIXADA CV EM PARIS

Os Caboverdianos radicados em França estão revoltados com as "condições desumanas" a que estão sujeitos para conseguirem um atendimento na Embaixada de Cabo Verde em Paris. É que têm de passar a noite ao relento se quiserem tratar de algum documento, isto porque, segundo dizem, são disponibilizadas… Ler Mais...

MpD REFUTA A IDEIA DE RETROCESSO EM SANTO ANTÃO

Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral de Santo Antão refutam a ideia transposta pelo PAICV de que a ilha esteja num retrocesso. Ler Mais...

MISS MUNDO SEM BIQUÍNI E PELA DIGNIDADE

As candidatas ao Miss Mundo já não têm de desfilar em biquíni para que as suas belezas sejam avaliadas. É uma vitória saudada por vários movimentos… Ler Mais...

Entrevista Ulisses Correia e Silva no Paul

Ouça na íntegra a entrevista do Primeiro Ministro no Paul. Ler Mais...

Paul é um município com um índice de pobreza muito elevado

O chefe do Executivo falava à imprensa no final de uma visita de trabalho àquele município. Ler Mais...
Gorila dancing dnça dançando

Gorila que faz breakdancing - Video Viral

Em Santo Antão temos este dito que diz: "Macaco n d' fala p' bon pol na traboi". Este vídeo confirma isso. Ler Mais...

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde, onde a população estrangeira mais do que triplicou numa década. Ler Mais...

RCM online