A Pervinca além de muitos outros benefícios, componentes são importantes na luta contra a ação de células cancerígenas.

Esta planta que existe em abundância em Santo Antão, noutras paragens é muito utilizada com a finalidade de decorar ambientes, como formaturas, casamentos, festas de aniversários ou outras ocasiões que cabem uma decoração natural. Nativa da Europa, Ásia e África, ela possui dois dos elementos medicinais mais importantes encontrados em espécies de plantas nos últimos 40 anos, são eles: vincristina e vinblastina. Tais componentes são importantes na luta contra a ação de células cancerígenas.

Além de ser utilizada na decoração de eventos, esta planta possui muitas propriedades encontradas em todas as suas partes. As substâncias que compõem a pervinca são eficazes no tratamento e prevenção de doenças que afetam o organismo humano. Antes de saber quais são os benefícios proporcionados por essa planta e entender os limites da utilização da mesma, conheça as características que fazem dela uma aliada da saúde humana.

Pervinca: história, descrição e propriedades

Desde a sua descoberta, a pervinca recebeu outros nomes, a exemplo: mandrake, vincapervinca, vinca-menor etc. É considerada uma planta tropical, pois consegue ser capaz de suportar diversos tipos de climas, como o subtropical e as temperaturas amenas. Todavia, não é um vegetal que suporte frios abaixo de 5 ºC.

Quando o assunto é seu crescimento, esse vegetal também é diversificado. Isso porque ele se desenvolve bem em florestas, beiras de estradas, margens de rios e em outros lugares de áreas comuns, principalmente tratando-se da Europa Central e Meridional. Além disso, possui diversas colorações em suas pétalas, variando entre lilás, branco, vermelho e rosa. Já as folhas são de cor verde, em tons brilhantes e fortes.

Sobre as propriedades medicinais desta planta, pode-se dizer que são responsáveis pelos benefícios que a pervinca provoca no organismo humano. Entre essas ações, vale destacar a adstringente, analgésica, bactericida, digestiva, laxativa e hipotensiva. Há também indícios que os princípios ativos da vinca-menor estão ligados ao efeito antidiabético, porém, ainda existem dúvidas a respeito deste assunto.

Na sua composição, contém taninos, flavonas, glúcidos, sais minerais, vitamina C, pectina e alcalóides indólicos, (vincamina e vincina). Os alcalóides, principalmente a vincamina têm uma acção anti-espasmódica, hipotensora, vasodilatadora cerebral e coronária.

Benefícios proporcionados pela planta

Vinca-menor é indicada em casos de perturbações circulatórias cerebrais, anemia, fluxo menstrual excessivo e ainda estanca hemorragias da boca ou do ânus. Além disso, esta planta pode ser usada no tratamento de perdas de memória, vertigens, enxaquecas, fragilidade capilar e problemas de anginas. A pervinca atua para melhorar os processos de digestão e também influencia na melhora de afecções urinárias.

Mesmo com todos esses benefícios, a planta ainda está sendo considerada anti-cancerígena, devido à presença de duas grandes e importantes substâncias que possuem esse efeito. Vale ressaltar também que estudos estão sendo levantados sobre a ação antidiabética que a vinca-menor possui. Mesmo sem respostas precisas, os pesquisadores estão confiantes.

Na fitoterapia ocidental, utilizam-se apenas as folhas e convém serem adequadamente doseadas: entre 30 a 40 g ou uma colher de sobremesa por chávena de infusão que se deve tomar três vezes ao dia ou conforme aconselhamento profissional.

Contraindicações e precauções sobre o uso de pervinca

Mesmo não havendo relatos de mortes por envenenamento com esta planta, é necessário que o consumidor procure um médico especialista e o questione sobre qual a dose correta para cada caso. Uma superdosagem pode causar uma queda na pressão arterial e também problemas relacionados à liberação do leite materno. Desta forma, mulheres grávidas ou em período de lactação não devem utilizar a pervinca.

Comentar

MeuPaul e sua equipa editorial não se responsabilizam pelos conteúdos dos comentários aqui publicados. Os comentários nunca serão editados pela equipa MeuPaul. Comentários considerados ofensivos, racistas e xenófobos serão eliminados após averiguado ou após denúncia de utilizadores. Em caso de conflito em instâncias judiciais devido a comentários aqui publicados MeuPaul fornecerá todos os dados que tiver a disposição.

Código de segurança
Atualizar

20 julho 2017

CM RIBEIRA GRANDE APRESENTA PLANO OPERACIONAL DE EMERGÊNCIA

A Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentou o Plano Operacional de Emergência da Protecção Civil para a época das chuvas que se aproxima, contemplando sobretudo as zonas de risco para prevenir eventuais cenários de calamidade pública. Ler Mais...
19 julho 2017

DORMEM AO RELENTO POR UMA SENHA NA EMBAIXADA CV EM PARIS

Os Caboverdianos radicados em França estão revoltados com as "condições desumanas" a que estão sujeitos para conseguirem um atendimento na Embaixada de Cabo Verde em Paris. É que têm de passar a noite ao relento se quiserem tratar de algum documento, isto porque, segundo dizem, são disponibilizadas… Ler Mais...

MpD REFUTA A IDEIA DE RETROCESSO EM SANTO ANTÃO

Os deputados do MpD pelo círculo eleitoral de Santo Antão refutam a ideia transposta pelo PAICV de que a ilha esteja num retrocesso. Ler Mais...

MISS MUNDO SEM BIQUÍNI E PELA DIGNIDADE

As candidatas ao Miss Mundo já não têm de desfilar em biquíni para que as suas belezas sejam avaliadas. É uma vitória saudada por vários movimentos… Ler Mais...

Entrevista Ulisses Correia e Silva no Paul

Ouça na íntegra a entrevista do Primeiro Ministro no Paul. Ler Mais...

Paul é um município com um índice de pobreza muito elevado

O chefe do Executivo falava à imprensa no final de uma visita de trabalho àquele município. Ler Mais...
Gorila dancing dnça dançando

Gorila que faz breakdancing - Video Viral

Em Santo Antão temos este dito que diz: "Macaco n d' fala p' bon pol na traboi". Este vídeo confirma isso. Ler Mais...

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde

Mais de um terço dos imigrantes sente-se discriminado em Cabo Verde, onde a população estrangeira mais do que triplicou numa década. Ler Mais...

RCM online