As localidades do concelho de Porto Novo - Tarrafal de Monte Trigo, Chã de Norte e Martiene - vão ser contempladas com estradas de acesso. Uma garantia dada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na sua visita de uma semana que faz a ilha de Santo Antão.
No que diz respeito à localidade de Tarrafal, que o primeiro-ministro considera de "grande potencial económico e agrícola" vai-se avançar ainda este ano com a segunda e última fase da estrada, que liga Chã de Escudela à zona de Praia. Trata-se de um projecto estimado em 240 mil contos que inclui ainda a requalificação da baía do Tarrafal de Monte Trigo, que em 2013 foi eleita uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão.
Para Martiene e Chã de Norte, comunidades que igualmente apresentam "excelentes potencialidades agrícolas", o Governo vai avançar ainda em 2017 com as respectivas vias de acesso. Uma decisão muito bem aceite pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Aníbal Fonseca, que entretanto exortou o Governo a procurar financiamentos também para a construção das estradas de acesso ao Planalto Norte, Ribeira dos Bodes, Ribeira Fria, Dominguinhas e Chã de Banquinho.
Créditos: a Nação