O desencravamento de todas as localidades ainda isoladas em Santo Antão, que têm potencial económico, vai exigir do Governo investimentos na ordem dos dois milhões de contos, admitiu esta quarta-feira o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
O chefe do Governo, que falava à imprensa no final da visita de uma semana a Santo Antão, informou que, por aquilo que pôde constatar, além da requalificação urbana, o desencravamento das localidades com potencial agrícola, pesqueiro e turístico, constitui um dos principais desafios que se colocam neste momento à ilha.
Segundo Correia e Silva "no programa do Governo, definiram como prioridade o desencravamento das localidades com potencial económico, sendo que, Santo Antão tem muitas dessas zonas, mas infelizmente não podem atacar todas as vias de penetração e que, pelos seus cálculos, teriam que investir cerca de dois milhões de contos somente em Santo Antão, admitindo que o Governo não tem a disponibilidade financeira para tal".
Por isso, "o executivo vai ter de definir prioridades e ir executando os projectos através de programas plurianuais", avançou o primeiro-ministro, que anunciou como uma das prioridades para Santo Antão a conclusão da estrada para Tarrafal de Monte Trigo, projecto estimado em 400 mil contos, que já tem "aval positivo" do Banco Mundial, para o seu financiamento ainda em 2017.
Segundo avançou Correia e Silva, a requalificação urbana é outra prioridade para Santo Antão, uma aposta do Governo para, em parceria com os municípios, tornar a ilha mais atractiva do ponto de vista turístico, melhorando também a qualidade de vida das populações.
O primeiro-ministro disse ter ficado "satisfeito com a visita a Santo Antão", já que, além da concretização de várias acções, com destaque para a inauguração de algumas obras, a mesma constituiu igualmente, uma oportunidade para se definir novas actividades com o intuito melhorar o futuro da ilha.
Os autarcas realçaram a importância da visita do chefe do Governo a Santo Antão, "tratando-se de uma visita bastante positiva tanto pelos resultados alcançados como pelos benefícios que trará para a ilha", destacou o edil de Porto Novo, Aníbal Fonseca.
Créditos: inforpress